Fita de LED: veja o passo a passo de como instalar e usar a tendência na decoração. Adicione a tendência do momento a diferentes locais da sua casa com a fita de LED
A inovação nos projetos de iluminação de diferentes cômodos da casa com a fita de LED é uma tendência que chegou para ficar. Elas podem ser aplicadas de diferentes formas, como na montagem de letreiros para a parede, na iluminação de espelhos de banheiros, móveis, rodapés e outros utensílios, para destacar sancas, detalhes do rebaixamento de gesso e muito mais. Além da versatilidade, a maior vantagem do material é que ele é bem fácil de manipular e instalar onde você quiser: vai ser super simples personalizar os seus projetos. Confira o passo a passo da instalação desse acessório aqui!
Você não precisa de mão de obra especializada para instalar a fita de LED
Diferente de outros utensílios de iluminação, a fita de LED tem uma instalação mais simples e descomplicada. Até os mais “sem jeito” vão conseguir revitalizar diferentes pontos da sua casa de forma prática e, acima de tudo, barata e eficiente. Isso tudo porque boa parte dos modelos de fita de LED já vêm com uma fita dupla face, o que simplifica a fixação em qualquer superfície.
Passo 1: decida onde a sua fita de LED será instalada
Nas paredes, sancas, escadas ou para destacar algum móvel ou objeto: a fita de LED pode ser utilizada em qualquer lugar e o tamanho necessário vai ser determinado pelo local de aplicação. Geralmente, as fitas de LED já vêm com marcas de corte, facilitando a personalização das medidas do produto.
Passo 2: faça a aplicação da fita de LED
Depois de decidir onde ela vai ficar, você vai precisar aplicar a fita de LED no local desejado. Se ela não tiver a fita dupla face por trás dos LEDs, você pode usar uma cola instantânea ou de contato. Lembre-se de deixar a ponta com os conectores numa posição que favoreça a ligação na tomada. No caso de uso em sancas e tetos, o ideal é ligar o utensílio junto da energia do cômodo, fazendo com que ele seja acionado pelo interruptor.
Passo 3: a ligação elétrica
Geralmente, a fita de LED já vêm com o plug necessário para a ligação na tomada, mas ele também pode ser adquirido separadamente caso haja a necessidade. Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Disponível em diferentes versões, você pode escolher entre uma fita de LED branca, amarela ou colorida
Uma das principais vantagens de investir em projetos de DIY com as fitas de LED, é que você pode escolher exatamente o estilo do resultado final com as cores do produto. A fita de LED branca, por exemplo, é uma das mais utilizadas, mas você também pode escolher os modelos amarelos, que têm uma luz mais confortável e aconchegante. Ainda existem os modelos coloridos, como verde, azul e vermelho, que você pode usar para estilizar cômodos específicos ou áreas mais relaxantes como a piscina. A fita de LED RGB (sigla que vem de Red, Green e Blue) também é muito conhecida por te oferecer a oportunidade de mudar a cor da iluminação com um controle remoto, aumentando as possibilidades de deixar o ambiente do jeitinho que você quiser. Já está imaginando onde você vai instalar uma fita de LED na sua casa?