Muitas pessoas estão substituindo a madeira por pisos que imitam a sua textura rústica. Os motivos são diversos: o custo é menor, a limpeza é mais prática de ser feita e menos manutenção. Sem deixar de ser bonito ou aconchegante, os pisos que imitam madeira são tão elegantes quanto um original.

 

 

Além do preço baixo, muitos destes pisos possuem uma durabilidade bem maior. Porcelanato, vinílico e carpete são alguns dos principais materiais que substituem a madeira. A seguir, confira o que renomados arquitetos dizem sobre estes pisos, quais são os mais adequados e, depois, contemple diversas ideias para incluí-los em sua reforma ou projeto.

 

 

Os pisos que imitam madeira são tendência na decoração e se destacam por conferir uma sensação de aconchego aos ambientes. Além disso, o piso com aspecto amadeirado é muito versátil, podendo ser utilizado em todos os ambientes da casa e ficam incríveis na sala de jantar. Existem diferentes tipos de pisos que imitam madeira com excelente custo-benefício e fácil manutenção. Saiba mais sobre cada um deles e escolha o que mais combina com seu projeto!

 

Tipos de pisos que imitam madeira

 

Conheça os principais pisos que imitam a madeira e suas especificações. Bem feitos e fáceis de serem encontrados nas lojas especializadas em construção, muitas vezes podem ser facilmente confundido com o material original por ser bastante fiel ao seu aspecto. Confira:

 

Porcelanato

 

Porcelanato de madeira no box do banheiro

 

O piso porcelanato imprime um estilo contemporâneo. É mais resistente e, portanto, tem durabilidade maior. Outra vantagem é a facilidade na manutenção diária. Existem vários modelos de porcelanato que imitam madeira, com designs que vão desde o estilo mais sofisticado até o mais rústico, como a madeira de demolição.

 

Laminado

 

 

O modelo laminado possui manutenção fácil

 

 

Outra dica de piso que imita madeira é o laminado. Sua instalação é fácil e rápida, além disso, é termicamente mais confortável. É recomendado para áreas internas secas, como salas, quartos e escritórios, mas existem modelos que são impermeáveis e podem ser instalados na cozinha e no banheiro.

 

Pisos combinados

 

Pisos Combinado

 

Se a sua sala de jantar está dividindo espaço com a sala de estar, por exemplo, uma ótima dica é combinar diferentes estilos de pisos para demarcar os ambientes. Você pode utilizar um piso com acabamento em cimento na sala de jantar e um piso que imita madeira na decoração da sala de estar (como na foto). O resultado decorativo será muito moderno!

 

Vinílico

 

Vinílico na sala de estudo

 

Com vários formatos, cores e tonalidades, este piso possui, segundo Icono Projetos, “uma textura macia que não propaga barulhos no andar, tem grande resistência ao atrito, não mancha e é antialérgico”. Rápido e fácil de instalar, Carina compara o modelo com o laminado, e diz ser mais resistente “por aguentar melhor a umidade”, apesar de não ser recomendado para espaços com esta característica. Com manutenção simples, são bem mais baratas que piso de madeira natural.

 

Cimentício

 

Piso cimentício imita as texturas da madeira

 

Carina explica que, apesar de ser um piso mais caro, apresenta uma espessura de aproximadamente 2cm e imita perfeitamente o relevo da madeira. Indicado para espaços externos por sua função resistente, este piso, no mercado, é oferecido em diversas opções, principalmente a madeira de demolição. “Por ser um piso de concreto, oferece um estilo mais rústico. Como ponto negativo, é um piso que encarde e deve ser lavado com vaporizadores de água”, conclui.

 

Carpete de madeira

 

Pisos que imitam Carpete de Madeira

 

Mais em conta que o piso de madeira natural, o carpete é descrito pelos profissionais da Icono como “réguas de MDF ou compensado revestidas com finíssimas lâminas de madeira natural e recobertas com um verniz especial”. Rápido e fácil de ser instalado – podendo ser aplicado por cima de outros revestimentos -, o modelo possui uma durabilidade e resistência menor que o piso laminado. Aconchegantes, são indicados para espaços internos.

 

Agora que você já conhece os principais pisos que imitam a madeira e as especificações ditas por profissionais de arquitetura, você pode selecionar o melhor tipo para a sua casa sem ter dúvidas.